Chegamos ao sexto Clube do Livro do Achados & Lidos e não poderíamos estar mais animadas! Pela primeira vez nessa seção do blog, leremos um autor brasileiro, que vem sendo muito bem recomendado. Para a próxima sexta-feira, avançamos os seis primeiros capítulos de O Amor dos Homens Avulsos, até a página 21. Acompanhe com a gente!
Por Mariane Domingos e Tainara Machado
Não é segredo que somos duas entusiastas da literatura brasileira. Os clássicos nacionais têm espaço garantido aqui no blog e sempre nos empolgamos quando aparece um nome promissor no cenário contemporâneo.
Normalmente, quando um livro desperta a nossa atenção, as indicações se acumulam. Primeiro, foi aquela visão chamativa na livraria, já que olhar nenhum consegue se desviar da bonita edição da Companhia das Letras, de um amarelo bastante vivo, com seus motivos equestres. Depois, veio a recomendação do Michel Laub, um dos autores brasileiros preferidos da Tatá. Em sua conta pessoal no Instragram (sim, a gente stalkeia nossos escritores favoritos, não tem jeito), Laub postou uma imagem com quatro livros. Além de O Amor dos Homens Avulsos, constavam na seleção também Meia-Noite e Vinte, do Daniel Galera (que já resenhamos), Como Se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, da Elvira Vigna (que está na fila de leituras) e Simpatia pelo Demônio, do Bernardo Carvalho, com a legenda abaixo:
Romances brasileiros muito bons do ano passado.
Pronto, já foi o suficiente para que colocássemos o livro na lista infindável que é nosso carrinho de compras nas lojas virtuais. Em seguida, veio a recomendação derradeira, a resenha da escritora Tatiana Salem Levy, que começa assim:
Já contei por aqui como fico quando um livro me arrebata: fora de mim, subo paredes, alcanço o teto, danço, planto bananeira, gargalho. A alegria é ainda maior quando vem de um escritor brasileiro. Jovem, então, nem se fala. Bom saber que Victor Heringer ainda nos presenteará com livros tão bons ou melhores que “O Amor dos Homens Avulsos”. Tem apenas 28 anos. Ou 29. Não sei em que mês nasceu, só o ano.
Como ainda não havíamos lido nenhum brasileiro aqui no Clube do Livro, o título desse jovem autor fisgou nossa atenção.
Victor Heringer nasceu em 1988 (não conseguimos, até o presente momento, esclarecer a dúvida da Tatiana), no Rio de Janeiro. Ele conquistou o 2º lugar na categoria Romance do Prêmio Jabuti em 2013, com Glória. Nesse mesmo ano, concorria o ótimo Barba Ensopada de Sangue, de Daniel Galera, que ficou em 3º lugar (para quem ficou curioso, o vencedor foi O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam, de Evandro Affonso Ferreira).
O Amor dos Homens Avulsos, lançado em agosto de 2016, é o segundo romance de Heringer, o primeiro editado pela Companhia das Letras. Em sua crítica, o jornal O Globo definiu o autor como “um escritor a serviço da ternura”, que se impôs a missão de “vencer a indiferença do mundo com uma história de afeto entre dois meninos”.
Essa parece ser uma alcunha que Heringer aprova. Em um post no Blog da Companhia das Letras, à época do lançamento do livro, ele escreveu:
A saída deste livro é a ternura. A ternura, mais calma que o amor e mais amável que a mera simpatia ou tolerância, é uma forma de compreender e interferir no mundo tão boa quanto qualquer outra. Ternura também é resistência.
“Amai-vos uns aos outros”, amar a todos, franciscanamente, talvez seja pedir demais. Afinal, como escreveu Freud no seu mal-estar, “um amor que não escolhe parece perder parte do seu valor. Além disso, nem todos os humanos são dignos de amor”. Mas todos são dignos de ternura.
Além de prosador, Heringer é poeta e ensaísta, e mantém uma coluna na revista Pessoa, um espaço de criação e divulgação da literatura de língua portuguesa.
Nossa expectativa é que esse romance se destaque como um sopro de originalidade no cenário literário nacional e que Heringer entre, definitivamente, para o grupo de escritores que citamos constantemente aqui no blog! Se quiser conhecer mais sobre ele, o autor parece ser bastante ativo nas redes sociais e mantém um site, no qual apresenta seus livros e lista outras atividades inusitadas.
Prontos para começar a leitura! Esperamos vocês na próxima semana.
Achados & Lidos
Últimos posts por Achados & Lidos (exibir todos)
- #livrariaspelomundo #bookstoresaroundtheworld - 19 de outubro de 2020
- [O Mestre e Margarida] Semana #14 - 14 de setembro de 2018
- [O Mestre e Margarida] Semana #13 - 8 de setembro de 2018
Deixe uma resposta